Liga Futsal-09 tem início com clubes de futebol e apoio da TV aberta
Renan Prates
Em São Paulo
Com a volta de três clubes tradicionais do futebol brasileiro e a possibilidade de espaço na TV aberta, a Liga Futsal tem início neste sábado reformulada em relação ao ano passado, que teve a Malwee Jaraguá como campeã. Mas a principal diferença em relação a 2008 promete ser o apelo perante o público, principalmente pela conquista da seleção brasileira da Copa do Mundo no Brasil no ano passado.
GRANDES DO FUTEBOL DE VOLTA
O São Paulo conta com o retorno do
ala brasileiro naturalizado russo Pelé
O Corinthians voltou após oito anos com parceria com a Unip e o São Caetano
O Vasco, campeão no ano de 2000, disputa a Liga Futsal em 2009 sem o Vassouras
Cada um a sua maneira, São Paulo, Vasco e Corinthians retornam à competição neste ano. Os três clubes querem surpreender, mas o discurso é unânime em relação às pretensões de título: é muito cedo para fazer tal previsão.
"A gente sempre entra nas competições para conquistar títulos. Mas devido ao equilíbrio do campeonato e ao fato do nosso projeto estar no início, a ideia inicial é chegar entre os quatro primeiros", confessou o gerente de esportes terrestres do Corinthians, Roberto Toledo, o Roba.
O Corinthians volta para a Liga Futsal após oito anos em parceria com o São Caetano e a Unip. No acordo, o clube alvinegro empresta seu nome e seu prestígio, a cidade do ABC cede a franquia (necessária para participar da competição) e a universidade entra com ajuda financeira.
Já o supervisor de futsal do São Paulo, Natanael de Araújo, o Azeitona, apresentou uma ideia mais modesta: "O primeiro pensamento do nosso trabalho é classificar entre os 12 que irão para a próxima fase, até por conta da série de dificuldades que tivemos por causa do patrocínio e do convênio, que foram assinados muito tarde".
O São Paulo retorna para a competição após dois anos em parceria com a prefeitura de Suzano. O clube tricolor cede a estrutura, a franquia, enquanto a prefeitura fornece o local para a realização dos jogos. Azeitona não vê isso como problema, já que os atletas farão seus treinos na capital paulista. "Claro que no início precisaremos de um tempo para adaptação", ressalvou.
No que depender da empolgação dos seus jogadores, o Vasco - que tem um título na história da competição - fará uma boa campanha em seu retorno à Liga Futsal. "É bom ver o Vasco com este espírito, com um projeto tão ousado. Temos uma base boa e a certeza de que podemos ir muito bem", comentou o atleta Michel.
Vale lembrar que Vasco e São Paulo disputaram a competição de 2008 emprestando seus nomes a outras duas equipes: o Praia Clube e o Vassouras. Desta vez, será diferente, pois os dois clubes assumiram a autoria dos seus projetos, ainda que o time paulista conte com o apoio da prefeitura de Suzano.
O retorno dos clubes grandes do futebol à principal competição do futsal brasileiro é visto com alegria e ressalva pelo melhor jogador do mundo na atualidade: o ala Falcão, da Malwee Jaraguá.
"[a entrada dos clubes] Valoriza muito o esporte pela camisa que eles possuem. Mas não pode ser só a camisa que joga. Eles têm que fazer valer também. Quero ver se tomar cinco, seis gols, ou se só perder, como é que vai ser essa exposição negativa", disse o ala. "Mas é claro que um clássico entre Corinthians e São Paulo atrairá mídia para o esporte, o que será muito bem-vindo para nós".
Apesar de não confirmar oficialmente, a TV Bandeirantes aguarda somente o fechamento de uma cota de patrocínio para confirmar a transmissão em TV aberta da competição. O SporTV será o canal pago que transmitirá as partidas. Na primeira fase da Liga Futsal, as 19 equipes jogam entre si em um turno. As 12 mais bem colocadas, por pontos, estarão classificadas para segunda fase.
________________________________________________________
Fonte: UOL Esportes - Futsal
0 comentários:
Postar um comentário