sábado, 27 de março de 2010

Futebol e a formação de um Brasil urbano

O desenvolvimento do futebol no Brasil apresenta algumas controvérsias, principalmente no que diz respeito à chamada profissionalização do futebol. Autores como Gilmar Mascarenhas de Jesus insistem que a difusão e estruturação do futebol obedeceu “aos condicionantes da configuração e dinâmica do território”. Sendo assim, os primeiros campeonatos estaduais no Brasil iniciaram-se na virada do século XIX para XX, apesar de reunirem clubes de uma única cidade, no caso São Paulo (1902), Bahia (1904) e Rio de Janeiro (1905):
Tal concentração espacial dos competidores deve-se a diversos fatores como a falta de rede viária articulada, de mercado suficiente nas cidades menores ou de maior difusão do futebol no interior. Durante a primeira metade do século XX, predominou em nossas terras este panorama fragmentado. (Jesus)
Bahia EC, campeão da primeira Taça Brasil (1959)
Em 1937, a Federação Brasileira de Futebol organizou o 1º Campeonato Brasileiro entre Clubes, reunindo os Campeões Estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro,  Guanabara (DF) e Espírito Santo, respectivamente, representados por: Portuguesa de Desportos, Clube Atlético Mineiro – que sagrou-se Campeão -, Fluminense Futebol Clube, Alliança e Liga de Desportos da Marinha – que disputaram entre si uma eliminatória – e Rio Branco Futebol Clube. Nos dois anos anteriores, o Campeonato Brasileiro havia sido disputado entre as Seleções dos Estados. Por volta de 1950 surge um torneio regular entre clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Roberto Gomes Pedrosa e em 1959, outra competição de caráter nacional, a Taça Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos.
Havelange e Blatter: cupinchas
A geopolítica do futebol também merece menção: enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) possui 191 países filiados, a FIFA (Fédération Internationale de Football Association), organização que comanda o futebol mundial conta com 207 associados. Foi sob a presidência do brasileiro João Havelange, a partir de 1974 – substituído por vontade própria em 1998 pelo suíço Joseph Sepp Blatter – que a entidade cresceu em arrecadação e influência. A estrutura hierárquica desta entidade que praticamente detém a patente do futebol no mundo, nos ajuda a compreender a sua força e influência. Além disso, quaisquer regras, disputas, ações judiciais – com seus tribunais específicos, chamados de Tribunais de Justiça Desportiva, que fogem à Justiça Comum – e decisões somente podem ser tomadas pela FIFA e suas afiliadas. O caso brasileiro serve de exemplo: temos as Ligas Amadoras de Futebol em praticamente todos os municípios, que são ligadas às Federações Estaduais de Futebol, que por sua vez obedecem a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pertencente à Confederación Sudamericana de Fútbol (Conmebol), e todas comandadas pela FIFA. As eleições para presidente destas entidades fazem-se através do voto das Federações menores, até atingirem as Ligas Amadoras que votam nas eleições para as Federações Estaduais.
No mais, Geraes.

0 comentários:

Blogs|Rede Henrique Luconi de Blogs

Frases pará-choque de caminhão

"Coceira na mão de rico é dinheiro; na mão de pobre, é dinheiro."

Baxaki - Papeis de Parede

Heres Mitta

Baxaki

Baxaki - Busca

Baixaki
encontre um programa:

Relógio

Kibe Louco

Kibe Loco

Tempo Agora.

DestakNews.

Futebol Português. (Portuguese Soccer)

Quem está online e ondes estão.

Contador de Acessos

PageRank

pagerank

Lance!Net

Sp Extreme Mods Gta Sa

Últimos resultados - ESPN.com.br

Quem segue o Blog?

Game Up (ESPN Brasil)

Futebol Multimídia

Plantão GloboEsporte.com

Loucos por Futebol (ESPN Brasil)