segunda-feira, 1 de março de 2010

Dunga era "calouro" em derrota do Brasil para a Irlanda, em 1987

O atual técnico havia feito sua estreia quatro dias antes, e não saiu no banco
Do R7

Por < Michael Regan/14.11.2009/Getty Images >
Depois de 23 anos, Irlanda volta a cruzar o caminho de Dunga na seleção
  • publicidade

Jogador consagrado, capitão do tetracampeonato mundial e técnico com títulos à frente da seleção brasileira, Dunga reencontra no amistoso desta terça-feira (2), em Londres, uma seleção que fez parte de seus primórdios com a camisa amarela. A Irlanda poderia ter sido seu segundo adversário, mas ele não saiu do banco de reservas, no jogo que marca a única derrota da seleção para seu próximo rival.

Ausente, Ronaldinho vira assunto na seleção

Blog do Cosme Rímoli: Grafite, a surpresa de Dunga

"Novatos" tentam impressionar Dunga em amistoso

A partida, disputada no dia 23 de maio de 1987, em Dublin, terminou 1 a 0 para a Irlanda, gol do meia Brady, e Dunga não chegou a entrar. Quatro dias antes, ele havia feito sua estreia na seleção principal, num empate por 1 a 1 com a Inglaterra, em Londres, entrando durante o jogo no lugar do meia Silas.

À época, Dunga jogava no Vasco e já tinha passagens anteriores pela seleção sub-20, na qual foi campeão mundial, em 1983, e na equipe olímpica, que tinha sido medalha de prata em Los Angeles-1984.

Naquela excursão à Europa e Oriente Médio, sob o comando de Carlos Alberto Silva, o Brasil ainda venceria três jogos: 2 a 0 contra a Escócia, 3 a 2 sobre a Finlândia e 4 a 0 diante de Israel. Dunga entrou nessas duas últimas partidas – em ambas no lugar de Douglas, que jogava no Cruzeiro – e marcou contra Israel seu primeiro gol com a camisa da seleção. Aqueles jogos marcaram ainda a estreia de outros tetracampeões no time nacional, como Raí e Romário, mas Dunga só se firmaria na seleção a partir de 1989.

Amuleto às avessas

Ao todo, Brasil e Irlanda já se enfrentaram cinco vezes, com vantagem brasileira:  três vitórias brasileiras, um empate e a derrota de 1987. No saldo, a vantagem brasileira é ainda maior, com dez gols marcados e apenas dois sofridos.

Enfrentar a Irlanda em ano de Copa do Mundo, inclusive, não é novidade para a seleção brasileira. Das cinco partidas anteriores, duas foram disputadas na preparação para Mundiais que o Brasil perdeu, em 1974 e em 1982.

Ambos foram disputados no Brasil. Em 1974, no Maracanã, no Rio de Janeiro, Leivinha e Rivellino marcaram na vitória brasileira por 2 a 1. Oito anos mais tarde, a partida foi em Uberlândia e terminou 7 a 0 para o Brasil, gols de Sócrates (2), Serginho (2), Falcão, Luizinho e Zico.

Após o jogo de 1987, as duas partidas seguintes também foram na capital irlandesa. Em 2004, as duas seleções empataram por 0 a 0, e em 2008, no último confronto, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Robinho.
___________________________________________________________________________________
Fonte: R7.com

0 comentários:

Blogs|Rede Henrique Luconi de Blogs

Frases pará-choque de caminhão

"Coceira na mão de rico é dinheiro; na mão de pobre, é dinheiro."

Baxaki - Papeis de Parede

Heres Mitta

Baxaki

Baxaki - Busca

Baixaki
encontre um programa:

Relógio

Kibe Louco

Kibe Loco

Tempo Agora.

DestakNews.

Futebol Português. (Portuguese Soccer)

Quem está online e ondes estão.

Contador de Acessos

PageRank

pagerank

Lance!Net

Sp Extreme Mods Gta Sa

Últimos resultados - ESPN.com.br

Quem segue o Blog?

Game Up (ESPN Brasil)

Futebol Multimídia

Plantão GloboEsporte.com

Loucos por Futebol (ESPN Brasil)