Fifa considera mudar regras do futebol

O International Board (IFAB), que determina as regras mundiais do futebol, irá analisar se a presença de outros árbitros monitorando a grande área no final de cada lado do campo poderia ajudar na marcação de penalidades ou acusar quando houver tentativa de cavar falta na área, sem precisar do auxílio de vídeo replays.
O presidente da Uefa, Michel Platini, e o presidente da Fifa, Sepp Blatter, são a favor da tentativa, ao invés do uso de vídeo replays, como se faz nois jogos de rugby quando um árbitro está incerto sobre algum lance, o que acabaria interrompendo muito a partida e atrapalhando o ritmo do jogo.
Mas o IFAB, formado por quatro associações britânicas e quatro representantes da Fifa, considera introduzir a penalidade do “cartão azul”, que já é utilizado em alguns lugares, em que o jogador deve ficar fora de campo por alguns minutos como punição após cometer alguma falta. A proposta foi feita pela Federação Irlandesa de Futebol.
Outra proposta considerada da Federação Escocesa de Futebol é a de aumentar o número de substituições permitidas de três para quatro quando a partida se estende aos acréscimos.
O IFAB também pode aumentar o intervalo de jogo de 15 para 20 minutos e clarificar a regra do impedimento.
Na Eurocopa de 2008 em Berne, em junho, o atacante holandês Ruud van Nistelrooy abriu o placar da vitória por 3 a 0 com uma jogada que parecia ter sido irregular, pois o atacante italiano Christian Panucci estava fora de campo. O gol foi validado pelo juiz Peter Frojdfeldt, e sua decisão foi inicialmente muito criticada, porém ele interpretou corretamente a regra.
A nova regulamentação tiraria todas as dúvidas e ambiguidades, deixando claro que se o zagueiro deixar o campo, ele ainda é considerado “ativo” na linha de impedimento.
0 comentários:
Postar um comentário